Recrutamento e Selecção

Conceito de Recrutamento e Selecção: O recrutamento e a selecção são duas actividades de gestão de recursos humanos cujo fim último é a contratação de novos colaboradores…

Conceito de Recrutamento e Selecção

O recrutamento e a selecção são duas actividades de gestão de recursos humanos cujo fim último é a contratação de novos colaboradores para a organização. Apesar de fazerem parte do mesmo processo, as actividades podem ser caracterizadas como duas fases que ocorrem sequencialmente:

  • Recrutamento: corresponde a um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização. O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo).
  • Selecção: É a fase que se segue ao recrutamento e corresponde à escolha das pessoas conforme as necessidades da organização e as aspirações das próprias pessoas. Pode dizer-se que a selecção corresponde à comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função.
282 Visualizações 1 Total
282 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter