Rácio de Rotação de Clientes

Conceito de Rácio de Rotação de Clientes: O rácio ou indicador de rotação de clientes é um rácio de actividade que procura medir o grau de eficiência com que a empresa está a…

Conceito de Rácio de Rotação de Clientes

O rácio ou indicador de rotação de clientes é um rácio de actividade que procura medir o grau de eficiência com que a empresa está a gerir a sua política de crédito a clientes. Quanto maior o valor do rácio de rotação de clientes, maior é a eficiência da política de crédito.

O rácio de rotação de clientes é calculado pela divisão das vendas totais num determinado período de tempo (acrescidas dos impostos devidos à empresa pelos clientes, nomeadamente o IVA) pelo montante médio do crédito a clientes nesse mesmo período de tempo. Desta forma, o rácio de rotação de clientes pode ser interpretado como o número de vezes que o montante de crédito a clientes é convertido em vendas durante um determinado período de tempo.

Se uma empresa pratica uma política de crédito mais rígida, o rácio de rotação de clientes aumenta. Contudo, as vendas têm tendência a diminuir pois alguns clientes poderão recorrer a outros fornecedores com políticas de crédito mais flexíveis. Assim, as decisões de crédito a clientes deverão ter em consideração estas duas variáveis.

Uma alternativa ao rácio de rotação de clientes para medir a eficiência da empresa na gestão do seu crédito a clientes é o prazo médio de recebimentos o qual indica o tempo médio que a empresa demora a receber dos seus clientes.

1340 Visualizações 4 Total
1340 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter