Rácio de Cobertura dos Encargos Financeiros

O que é e qual a interpretação do rácio de cobertura dos encargos financeiros; como é calculado…

Conceito de Rácio de Cobertura dos Encargos Financeiros

O Rácio de Cobertura dos Encargos Financeiros é um indicador económico que procura medir a capacidade de uma empresa gerar resultados suficientes para suportar as suas obrigações de natureza financeira.

O seu cálculo é efetuado pela divisão dos resultados antes de encargos financeiros e de impostos sobre os resultados (RAEFI, ou na sigla inglesa, EBIT) pelo total de encargos financeiros. Alternativamente, em lugar dos RAEFI, pode ser utilizado o Cash Flow Operacional (também conhecido pela sigla inglesa EBITDA), o qual, pelo facto de expurgar as amortizações dos resultados, dá uma informação melhor sobre a capacidade da empresa em libertar dinheiro com a sua actividade operacional. Por outro lado, os encargos financeiros, além do custo financeiro, poderão incluir também as amortizações de capital de forma a proporcionar informação completa sobre todas as exigências financeiras associadas ao financiamento.

Fórmula de cálculo do Rácio de Cobertura dos Encargos Financeiros (CEF):

CEF = RAEFI / EF

em que CEF é o Rácio de Cobertura dos Encargos Financeiros, o RAEFI os Resultados Antes de Encargos Financeiros e de Impostos sobre os Resultados e EF os Encargos Financeiros.

1963 Visualizações 4 Total
1963 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter