Proprietário ou Accionista

Apresentação do conceito de Proprietário ou Accionista… Os termos proprietário e accionista são utilizados para designar o detentor do capital ou (…)

Conceito de Proprietário ou Accionista

Os termos proprietário e accionista são utilizados para designar o detentor do capital ou de parte do capital de determinada empresa. Tecnicamente o termo proprietário é mais genérico podendo aplicar-se a qualquer tipo de empresa enquanto o termo accionista se aplica a empresas cujo capital é representado por acções (por exemplo as sociedades anónimas). Outro termo equivalente e muitas vezes utilizado é o de sócio, termo este que designa a co-propriedade de uma determinada empresa em regime de sociedade.

O proprietário ou accionista da empresa pode ou não ter uma participação directa na gestão da empresa. Em muitos casos a gestão executiva da empresa é dada a gestores sem participação ou com participação minoritária no capital sendo estes subordinados de um órgão não executivo onde participam todos os proprietários da empresa: a Assembleia Geral de Sócios. Esta Assembleia Geral de Sócios tem geralmente a capacidade de decidir sobre as grandes linhas de orientação estratégica, sobre a própria macroestrutura, sobre a aprovação das contas ou sobre a nomeação ou destituição dos membros dos órgãos executivos e de supervisão de topo.

1535 Visualizações 1 Total
1535 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo