Produtividade

Apresentação do conceito / significado de Produtividade; Como é calculado o Indicador de Produtividade…

Conceito de Produtividade

A Produtividade é um indicador de eficiência de uma organização ou de um país muito utilizado em análises económicas e financeiras e em comparações internacionais. É calculado pela comparação entre a quantidade ou valor de output e a quantidade ou valor do input necessário para a produção desse mesmo output.

Apesar de poder ser utilizado para medir a eficiência na utilização de qualquer input, o conceito de produtividade é mais frequentemente utilizado para medir a eficiência na utilização do factor trabalho. Neste caso, a produtividade é calculada pela divisão da quantidade produzida pelo número de horas (ou pelo número de trabalhadores) necessários para conseguir essa produção.

Produtividade = Produção / Trabalho

Existem diversas variantes no cálculo deste indicador: por vezes comparam-se quantidades de produção e quantidades de trabalhos; outras vezes é comparado o valor monetário da produção com o valor monetário do trabalho; outras ainda, compara-se o valor monetário da produção com a quantidade de trabalho. Um dos mais utilizados, compara a produção interna de uma empresa ou organização (medida pelo VAB) com a quantidade de trabalho (medida pelo número de trabalhadores) – neste caso a produtividade pode ser interpretada como o valor da produção interna por trabalhador durante um determinado período de tempo. Para medir a produtividade de um país existe um indicador equivalente e que compara a produção interna do país (medida pelo PIB) com o a população residente – neste caso o indicador de produtividade é interpretado como a produção (ou PIB) per capita.

1618 Visualizações 2 Total
1618 Visualizações