Planeamento

Apresentação do conceito / definição / significado de Planeamento. Passos necessários para a execução do Planeamento…

Conceito de Planeamento

O Planeamento consiste na escolha dos objectivos a médio e longo prazo e na previsão dos meios e formas para que esses objectivos tenham maiores probabilidades de serem alcançados. O planeamento permite assim a existência de uma linha de rumo, a introdução de objectivos futuros em todas as decisões do presente e, em simultâneo a eliminação de pontos fracos e antecipação de ameaças do exterior, possibilitando o desenvolvimento da organização através da definição de estratégias para o melhor aproveitamento das oportunidades.

.

Passos Necessários para o Planeamento

Quanto ao método e passos a efectuar para a realização do planeamento, não existe unanimidade entre os vários autores. É possível, contudo, encontrar um ponto comum entre todos eles e que diz respeito às funções ou respostas que deve dar: qualquer Planeamento deve responder de forma clara e precisa às questões “Onde estamos?”, “Para onde queremos ir?” e “Como lá chegar?”.

Para responder à questão “Onde estamos?” é necessário analisar a situação actual dos elementos da envolvente externa e inferir sobre a sua evolução futura afim de determinar as ameaças e oportunidades com que a organização pode ser confrontada. Deve ser efectuada também uma análise da própria organização avaliando os seus pontos fortes e fracos e a sua posição competitiva no mercado. A resposta servirá como base para a definição dos objectivos organizacionais e fornecerá informação fundamental para o desenvolvimento das estratégias de actuação.

Quanto à questão “Onde queremos ir?”, significa definir os objectivos que a organização pretende atingir, os quais deverão estar de acordo com a missão e valores organizacionais e enquadrados com as conclusões obtidas na análise das ameaças  e oportunidades provenientes da envolvente externa e pontos fortes e fracos da organização.

Finalmente a questão “Como lá chegar?” corresponde à escolha das estratégias de actuação que permitiram atingir os objectivos, à determinação dos recursos necessários e à descrição das acções a desenvolver e medidas a tomar que permitam o controlo dos resultados. Nesta fase convém distinguir entre a elaboração do plano estratégico, onde são definidas as orientações gerais de médio e longo prazo, e a elaboração do plano operacional, onde são especificados os procedimentos, as regras e as políticas a adoptar.

Após a fase do Planeamento segue-se a implementação ou realização, a qual consiste na implementação, coordenação e monitorização dos programas de acção definidos e na análise dos resultados afim de se tomarem acções correctivas caso os desvios em relação ao planeado a tal obrigarem.

9462 Visualizações 15 Total
9462 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo