Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

ONG – Organizações Não Governamentais

O que são as ONG – Organizações não Governamentais; quais as causas que defendem; quais os Tipos de Organizações Não Governamentais.

ONG

O que é uma ONG – Organização Não Governamental

Uma ONG – Organização não Governamental é toda a organização sem fins lucrativos, integrada no designado Terceiro Setor, criada no interior da sociedade civil, por pessoas que trabalham voluntariamente em defesa de uma causa, seja ela, a proteção do meio ambiente, a defesa dos direitos humanos, a erradicação da pobreza e do trabalho infantil, entre muitas outras. Constituem, portanto, uma forma de suprimir as falhas e lacunas do governo relativamente à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e económicos.

As ONG são geralmente mantidas financeiramente por particulares, empresas privadas, fundações e, em alguns casos, através do próprio Estado. Os trabalhos são desenvolvidos por alguns funcionários contratados, mas principalmente por voluntários que acreditam e e defendem as causas que estiveram na origem da criação da ONG.

A expressão “Organização não Governamental” foi empregada pela primeira vez em 1950 pela ONU, para fazer referência às organizações civis sem fins lucrativos que não tinham qualquer vínculo com o Estado. Nas décadas seguintes, a questão da degradação ambiental adquire uma grande importância a passa a ser preocupação de muitas pessoas em todo o mundo e em resultado disso, surgiram movimentos que deram origem a diversas organizações não governamentais. Posteriormente, muitas outras foram surgindo com intervenção em áreas tão diversas como os direitos humanos, o ambiente, a igualdade, etc., e foram adquirindo uma tal importância que algumas chegam mesmo a ter o estatuto de observadoras em organizações multilaterais (por exemplo, participam, sem direito de voto e de intervenção, em reuniões da Organização das Nações Unidas, Organização para a Segurança e Cooperação Europeia, União Europeia). O seu papel tem relevância crescente, sobretudo na resolução de problemas em que a sua estrutura e forma de actuação chega a ser mais eficaz do que a acção dos próprios Estados e das organizações oficiais.

Causas que apoiam

O principal objetivo da generalidade das ONG é o fomento de ações nas mais diversos áreas, entre as quais a igualdade, a educação, a saúde, a assistência social, os direitos humanos, o desenvolvimento económico de populações mais desfavorecidas, e a defesa do meio ambiente. Além das intervenções diretas nestas áreas, as ONG também atuam através de ações de sensibilização e de pressão sobre os poderes públicos para obter melhorias na prestação dos serviços oferecidos à sociedade, tanto na esfera local, regional, nacional ou até mesmo na esfera internacional.

Alguns exemplos de ONG mais relevantes

O número de ONG é imenso: existem ONG em todo o mundo, algumas com atuação mais local, outras com atuação de âmbito nacional e outras mesmo com atuação de âmbito global. Apresenta-se abaixo uma lista das ONG mais relevantes a nível mundial:

  • Cruz Vermelha e Crescente Vermelho: é um movimento internacional humanitário, que tem como objetivo a proteção da vida e da saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano.
  • UNICEF: é agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
  • Amnistia Internacional é uma organização que atua em todo o mundo na defesa dos direitos humanos.
  • WWF (World Wide Fund for Nature): organização que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.
  • Cáritas: confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que tem como missão trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.
  • Greenpeace: organização mundial cujo objectivo é mudar atitudes e comportamentos, para defender o meio ambiente e promover a paz.
605 Visualizações 1 Total
605 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo