Modelo dos 4 C’s

Apresentação do Modelo dos 4 C’s – O Modelo dos 4 C’s é um composto do marketing criado por Robert Lauternborn, semelhante ao modelo dos (…)

Apresentação do Modelo dos 4 C’s

O Modelo dos 4 C’s é um composto do marketing criado por Robert Lauternborn, semelhante ao modelo dos 4 P’s mas, ao contrário deste, visto sob a ótica do cliente, nomeadamente a definição do valor para o Cliente, do menor Custo, da Conveniência e da Comunicação.

  • Cliente: representa a solução para o cliente e corresponde ao “P” do Produto;
  • Custo: representa o custo ou preço necessário para o cliente obter o produto e corresponde ao “P” do Preço;
  • Conveniência: representa o local da conveniência do cliente onde este pode obter o produto e corresponde ao “P” da Distribuição (=Placement);
  • Comunicação: apesar da designação coincidir com o “P” Comunicação (=Promotion), neste modelo procura-se um maior abrangência que envolva mais o cliente.

Uma estratégia de maketing bem delineada é geralmente iniciada pela análise dos 4 A’s, seguindo-se o desenvolvimento da política de marketing segundo o modelo dos 4 P’s e finanalmente é avaliada segundo o modelo dos 4 C’s.

2870 Visualizações 2 Total
2870 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.