Merchandising

Conceito de Merchandising

O termo de origem inglesa Merchandising designa um conjunto de técnicas de optimização da apresentação dos produtos ou serviços no ponto de venda. O desenvolvimento do merchandising deve-se em grande medida ao surgimento do conceito de livre-serviço e ao crescimento exponencial de produtos disponíveis no mercado. Apesar das técnicas de merchandising terem começado por ser desenvolvidas pelos distribuidores alimentares, actualmente são utilizadas por lojas de serviços pessoais, serviços bancários, etc, com igual sucesso.

O objectivo dos merchandisers é desenvolver, através desta ferramenta de marketing, acções de animação e valorização dos produtos no ponto de venda, de forma a influenciar a decisão de compra do consumidor.

Tipos de merchandising:

Os principais tipos de merchandising são os seguintes:

  • Merchandising de sedução: a preocupação principal é criar um ambiente e uma exposição dos produtos no ponto de venda que favoreça a compra, estando no entanto sempre subjacente a necessidade de rentabilizar o espaço da loja.
  • Merchandising orientado para a organização e gestão: o plano está centrado sobretudo na rentabilidade do espaço da loja.
2622 Visualizações 3 Total
2622 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo