Mercado

Conceito de Mercado – Em economia, o termo mercado designa um local, físico ou não, no qual os compradores e os vendedores se confrontam (…)

Conceito de Mercado

Em economia e nas ciências económicas e empresariais em geral, o termo mercado designa um local, físico ou não, no qual os compradores e os vendedores se confrontam para estabelecer o preço e a quantidade de um determinado bem que pretendem transaccionar.

Em qualquer mercado, o mecanismo regulador é o preço (ver mecanismo de mercado): se comprador e vendedor chegam a acordo no preço relativamente a determinado bem, isso significa que para o comprador o bem vale tanto ou mais do que o preço estabelecido e que para o vendedor o bem vale tanto ou menos do que o preço estabelecido. Além disso, os preços estabelecidos no mercado funcionam como verdadeiros sinais para toda a economia: se, por exemplo, os consumidores aumentarem o seu desejo por determinado bem, o preço desse bem tem tendência a aumentar, dando assim um sinal aos produtores que devem produzir mais quantidade desse mesmo bem. O inverso acontecerá se os compradores passarem a desejar menos quantidade do bem.

Quando se fala em mercado, pode-se falar em mercado de bens de consumo (por exemplo, mercado das batatas) ou mercado dos factores produtivos (por exemplo, mercado petrolífero, mercado financeiro ou mesmo mercado de trabalho). As leis e mecanismos que se aplicam ao mercado dos bens de consumo e ao mercado dos factores produtivos são as mesmas: por exemplo, no mercado de trabalho também existe um encontro entre a oferta (famílias/trabalhadores) e a procura (empresas/empregadores), formando-se um preço que regulará esse mercado (o salário); da mesma forma, no mercado financeiro existe o encontro entre quem tem dinheiro para emprestar ou aplicar e quem dele necessita, formando-se um preço que é a taxa de juros.

Noutros contextos, o termo mercado pode ser entendido como o conjunto de consumidores potenciais do produto ou serviço oferecido por determinada empresa ou, em termos mais gerais, ao conjunto de consumidores actuais e potenciais de um determinado sector de actividade ou conjunto de concorrentes.

3259 Visualizações 7 Total
3259 Visualizações