Marketing

O que significa o termo Marketing; em que consiste o marketing; quais as funções do marketing…

Conceito de Marketing

A maioria das pessoas, quando pensa no marketing, pensa geralmente nos 4 P’s do marketing-mix. Contudo, o significado do termo Marketing é bem mais amplo e designa toda uma abordagem (ou orientação) de mercado que se centra na identificação das necessidades e preferências do cliente para gerir relacionamento lucrativos e vantajosos quer para a empresa, quer para o cliente. Com base nas informações sobre estas necessidades e preferências, a entidade pode então adaptar ao consumidor o produto ou serviço que oferece e desenvolver as estratégias adequadas para os fazer chegar ao seu público-alvo. Convém salientar que ter uma orientação de mercado não significa apenas a existência de mais uma área funcional na empresa mas antes a existência de uma preocupação com o cliente difundida por todas as áreas da empresa.

Apesar da definição muito qualitativa do termo marketing, geralmente ligada a elementos criativos, a sua prática requer uma orientação quantitativa muito forte. De facto, os gestores de marketing recorrem sistematicamente a análises estatísticas como fonte de informação ao longo das diferentes fases do processo de marketing. Utilizam estatísticas, por exemplo para conseguir obter informação sobre a intensidade das preferências dos consumidores, ou para extraírem conclusões sobre o grau de satisfação.

A atitude de marketing

Mais importante do que a própria definição de marketing é compreender que o marketing é na verdade uma filosofia, uma forma de conduta ou atitude que leva a que as necessidades latentes do mercado se imponham aquando da definição dos objetivos organizacionais. Esta atitude caracteriza-se essencialmente pela preocupação da empresa em conhecer o mercado de forma a melhor se lhe adaptar. Para isso é necessário:

  • Conhecer o consumidor: é o ponto de partida e surge como um anecessidade absoluta na preparação de qualquer ação de marketing.
  • Adaptar-se ao consumidor: significa o não contraria os hábitos e preferências do consumidor, procurando satisfazer as suas necessidades e desejos.
  • Influenciar o consumidor: é o tentar alterar as atitudes e comportamentos do consumidor num sentido favorável à empresa.

A atitude de marketing pode ser aplicada a uma grande variedade de decisões dentro da empresa, entre as quais:

  • Saber quais os produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar;
  • Saber qual o preço que o consumidor está disposto a pagar;
  • Definir a forma de colocação do produto no mercado;
  • Saber de que forma é possível influenciar o consumidor e incitá-lo à compra.
828 Visualizações 2 Total
828 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo