Macro Ambiente (ou Envolvente Contextual)

Apresentação do significado da expressão macro-ambiente; variáveis que fazem parte do macro-ambiente…

Conceito de Macro Ambiente

No âmbito da gestão, a expressão macro ambiente (também chamado envolvente contextual) designa um conjunto de variáveis contextuais não directamente controladas pela empresa mas que afectam o seu desempenho e influenciam as suas estratégias e o seu processo decisório.

Fazem parte do macro ambiente variáveis como o contexto económico, demográfico, social, político-legal, tecnológico, etc.:

  • Contexto económico: inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, taxa de desemprego, taxas de câmbio, evolução do consumo privado, taxa de poupança, entre outros.
  • Contexto sócio-cultural: inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religião e a própria cultura.
  • Contexto político legal: inclui a estabilidade política, as políticas económicas, a legislação laboral, enquadramento legal, fiscalidade e política de incentivos.
  • Contexto tecnológico: inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível do produto, quer do processo, a legislação sobre protecção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.
1816 Visualizações 2 Total
1816 Visualizações