Liquidez

Apresentação do conceito de Liquidez; Liquidez em contexto de Bolsa de Valores; Liquidez em contexto de Análise Financeira (…)

Conceito de Liquidez

A Liquidez de determinado activo mede a sua capacidade para ser transformado em numerário (rapidamente e com reduzida perda de valor) de forma a poder ser utilizado como meio de troca em transacções.Liquidez

As notas e moedas constituem o activo com maior liquidez pois podem ser utilizados directamente como meio de troca. Os depósitos à ordem são também activos de elevada liquidez pois, ao serem mobilizáveis por cheque e através de cartão de débito, podem ser utilizados directamente, e quase sempre, como meio de pagamento, além de poderem ser transformados em numerário muito rapidamente e sem qualquer perda de valor. Já um casa, por exemplo, é um activo com pouca liquidez pois além de dificilmente poder ser utilizado como meio de pagamento, a sua transformação em numerário poderá ser demorada e ter custos elevados.

Liquidez em Contexto Bolsa de Valores

O conceito de liquidez pode ser utilizado noutros contextos mas geralmente com significados semelhantes. É o caso das Bolsas de Valores, onde o conceito de liquidez é utilizado para caracterizar o número de transacções efectuadas com determinado título: se determinado título (por exemplo uma acção ou uma obrigação) é muito transaccionado no mercado bolsista, torna-se mais fácil aos seus detentores venderem-no, transformando em meio de troca, dizendo-se, por isso, que é um título com muita liquidez. Pode então dizer-se que a liquidez é também uma medida do grau de interesse com que o mercado está disposto a transacionar um ativo.

Liquidez em Contexto de Análise Financeira

Na análise financeira, a liquidez mede a capacidade de uma entidade em honrar os seus compromissos financeiros de curto prazo, isto é, pagar aos seus credores nos prazos estabelecidos. Para isso, será necessário que as suas dívidas com maturidade de curto prazo estejam adequadamente cobertas por activos convertíveis em meio de pagamento num prazo semelhante, ou seja, por activos de liquidez elevada. Para facilitar a análise, o próprio Balanço apresenta os activos por ordem crescente de liquidez, surgindo na última posição as disponibilidades (valores em caixa, depósitos bancários e outros), precedidos pelas dívidas de clientes e outros e pelos valores de inventários.

4358 Visualizações 2 Total
4358 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo