Joint Venture

Conceito de Joint Venture: A expressão de origem americana Joint Venture designa uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente…

Conceito de Joint Venture

A expressão de origem americana Joint Venture designa uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente independentes com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, as responsabilidades e os lucros associados a determinado projecto.

Historicamente, as Joint Venture têm sido estabelecidas entre empresas (ou outras organizações) não concorrentes, geralmente para assegurarem as etapas distintas da cadeia operacional. Contudo, é cada vez mais frequente observarem-se Joint Ventures entre empresas concorrentes, nomeadamente em projectos relacionados com o desenvolvimento tecnológico, situação que se deve, sobretudo, aos avultados investimentos necessários a este tipo de projectos. A existência de know-how complementares entre as empresas pode ser também uma razão para o estabelecimento deste tipo de alianças. Um destaque especial para as Joint-Ventures estabelecidas entre empresas que pretendam expandir-se para mercados internacionais: neste caso, as empresas realizam conjuntamente os investimentos no estrangeiro, dividindo entre si os riscos do negócio.

293 Visualizações 1 Total
293 Visualizações