Indústria

Conceito de Indústria – O termo indústria é geralmente utilizado para designar o sector secundário, o qual inclui todas as indústrias transformadoras (…)

Conceito de Indústria

O termo indústria é geralmente utilizado para designar o sector secundário, o qual inclui todas as indústrias transformadoras e indústrias de construção. Podemos assim definir o termo indústria como sendo qualquer actividade humana, que com auxílio do trabalho e de métodos e técnicas de produção, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou utilizados noutras indústrias. Exemplos de tipos de indústria são a indústria extractiva (que extrai da natureza as matérias-primas a serem utilizadas nas outras indústrias), a indústria transformadora (que transforma as matérias-primas em produtos intermédios ou em produtos de consumo) e a indústria de construção (que constrói edifícios e outras infra-estruturas).

Em alguns contextos, o termo indústria pode ser utilizado também como sinónimo de sector de actividade, passando assim a incluir todas actividades de produção agrícola e pecuária, industrial, comercial ou de serviços. Este conceito de indústria é muito vulgar, por exemplo, em bibliografia de origem norte-americana onde os termos indústria e sector de actividade são equivalentes.

1218 Visualizações 1 Total
1218 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo