Indicadores de Liquidez

O que representa o conceito de Indicador de Liquidez; quais os diversos indicadores de liquidez; como são calculados…

Os indicadores de liquidez, associados ao conceito de liquidez contabilística, são rácios que procuram medir a capacidade da empresa pagar atempadamente as suas dívidas de curto prazo. Nesse sentido, os indicadores de liquidez comparam o valor de determinados grupos de activos com certos graus de liquidez com passivos com prazos de exigibilidade menor. Assim, o grau de liquidez de uma empresa depende não apenas da sua política de investimentos, mas também da sua política de financiamento: por exemplo, se a empresa se financiar preferencialmente com capitais próprios ou com dívida de longo prazo, a sua liquidez tem tendência a aumentar.

Consoante o grau de liquidez dos activos considerados, os indicadores poderão ser classificados em diferentes tipos, nomeadamente:

  • Liquidez Geral – são considerados todos os activos circulantes
  • Liquidez Reduzida – não são considerados activos circulantes de menor liquidez, nomeadamente os stocks/inventários;
  • Liquidez Imediata – são considerados apenas os activos de liquidez imediata, isto é as disponibilidades (caixa e depósitos);
529 Visualizações 1 Total
529 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo