Imposto Directo

Conceito de Imposto Directo – Um imposto directo é um imposto que incide directamente sobre os rendimentos ou sobre o património das empresas ou dos (…)

Conceito de Imposto Directo

Um imposto directo é um imposto que incide directamente sobre os rendimentos ou sobre o património das empresas ou dos particulares. No caso português os principais impostos directos são o IRS e o IRC. No caso do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), é um imposto que incide sobre os rendimentos dos particulares nomeadamente os rendimentos do trabalho (salários e outros) e os rendimentos de capital (juros, rendas, mais-valias, dividendos, etc). Quanto ao IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas), é o imposto que incide sobre os rendimentos das empresas, ou seja, sobre os seus lucros. Uma referência ainda para o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), um imposto que incide directamente sobre o património, neste caso sobre o património imobiliário.

5877 Visualizações 1 Total
5877 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.