Handy, Charles

Apresentação da Biografia (Vida e Obra) de Charles Handy; Principais contributos para a Gestão; Principais obras bibliográficas (…)

Biografia de Charles Handy

Irlandês, radicado em Inglaterra, Charles Handy nasceu em 1932, tendo-se licenciado em Oxford na Oriel College. Trabalhou na Shell International, na Malásia, e como economista na City de Londres na Anglo-American Corporation. Após esta primeira experiência, resolveu fazer o MBA na Sloan School Management, no Instituto de Tecnologia em Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos. Voltou então para Londres para coordenar a London Business School, onde ainda hoje é professor convidado. Apelidado o filósofo da gestão, Handy fala da emergência de uma nova era marcada pela irracionalidade, paradoxos e incertezas, os títulos dos seus últimos três livros.

Principais contributos para a Gestão

Para Handy, as organizações do futuro serão as “três Is” – Informação, Inteligência e Idéias. Nessas organizações, são grandes as exigências relacionadas à gestão das pessoas – “A organização sábia já se encontra consciente de que seu pessoal sagaz não pode ser facilmente definido como trabalhadores ou gerentes, mas como indivíduos, especialistas, profissionais liberais, executivos ou líderes, e que essas pessoas e a própria organização também precisam ter uma obsessão pela busca do aprendizado se quiserem acompanhar o ritmo da mudança”.

Bibliografia:

Algumas das obras de referência de Handy Charles são:

  • Understanding Organizations (Penguin Books, 1976); The Future of Work (Basil Blackwell, 1986);
  • Gods of Management (Business Books, 1991);
  • The Making of Managers, com J. Constable (Longman, 1988);
  • The Age of Unreason (Arrow, 1990); Inside Organizations – 21 Ideas for Managers (BBC Books, 1990);
  • The Age of Paradox (Huttchison, 1993);
  • Waiting for the Mountain to Move (1995);
  • Beyond Certainty (Hutschinson, 1995).
3070 Visualizações 1 Total
3070 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.