Grupo Estratégico

Conceito de Grupo Estratégico: Um Grupo Estratégico é um conjunto de empresas pertencentes a um mesmo sector de actividade e que adoptam orientações estratégicas…

Conceito de Grupo Estratégico

Um Grupo Estratégico é um conjunto de empresas pertencentes a um mesmo sector de actividade e que adoptam orientações estratégicas semelhantes em função de determinadas variáveis. Para a identificação dos diferentes Grupos Estratégicos num determinado sector de actividade é necessário identificar as variáveis estratégicas que melhor diferenciam as empresas. Utilizando duas destas variáveis é possível criar mapas em que em cada eixo é colocada uma variável e posicionar nele cada uma das empresas concorrentes consoante a sua orientação face a cada uma das variáveis – cada Grupo Estratégico é constituído pelo conjunto de empresas que ficarem juntas no mapa.

Da mesma forma que os segmentos de mercado proporcionam a análise dos clientes, os grupos estratégicos permitem analisar os concorrentes e retirar conclusões sobre os posicionamentos estratégicos mais rentáveis, sobre os movimentos estratégicos dos concorrentes e sobre os principais factores críticos de sucesso.

Abaixo são apresentadas algumas das variáveis geralmente utilizadas para criar os grupos estratégicos:

  • Gama de produtos / Grau de especialização;
  • Canais de distribuição utilizados;
  • Aposta da diferenciação;
  • Política de preços adoptada;
  • Cobertura geográfica;
  • Grau de integração vertical.
1369 Visualizações 4 Total
1369 Visualizações