Gestão (ou Administração) Financeira

O que é a gestão financeira (ou administração financeira), quais e seus principais objectivos e quais as actividades integradas na gestão financeira…

Conceito de Gestão (ou Administração) Financeira

A gestão financeira é, juntamente com a Gestão da Produção, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e actuações relacionados com os meios financeiros necessários à actividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.

Objectivos da gestão financeira

Os grandes objectivos das acções e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma:

  • Assegurar à organização uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto-prazo nem no longo-prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efectuadas e as fontes desses mesmos capitais.
  • Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
  • Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à actividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

Actividades integradas na função financeira:

De uma forma sucinta podem ser integradas na função financeira as seguintes actividades:

  • A determinação das necessidades de recursos financeiros (planeamento das necessidades de recursos financeiros, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos e o cálculo das necessidades de financiamento externo). Este tipo de actividades é geralmente designado por gestão de tesouraria.
  • A obtenção de financiamento (para financiar a actividade corrente ou para financiar investimentos) da forma mais vantajosa tendo em conta os fins do financiamento, os custos, prazos e outras condições contratuais, as condições fiscais, o impacto na estrutura financeira da organização, entre outras. A esta actividade pode ser dada a designação de análise das fontes de financiamento.
  • A aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria, de forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rendibilidade. As principais variáveis a ter em conta na aplicação dos recursos financeiros deverão ser o retorno potencial dessa aplicação, o seu grau de liquidez e o risco que lhe está associado.
  • A análise económica e financeira, incluindo a recolha de informações e o seu estudo de forma a obter respostas seguras sobre a situação económica e financeira da organização.
  • A análise da viabilidade económica e financeira dos investimentos, de forma a dar suporte às decisões sobre a sua execução ou não execução.

Além das actividades descritas, podem ser ainda consideradas como parte integrante da função financeira actividades de âmbito mais administrativo como sejam as actividades contabilísticas, a gestão de contas correntes de clientes, fornecedores e outros devedores e credores, a gestão da facturação, entre outras.

13723 Visualizações 20 Total
13723 Visualizações