Gestão de Stocks

Apresentação do conceito de Gestão de Stocks e das actividades que lhe estão atribuídas…

Conceito de Gestão de Stocks

A gestão de stocks é uma das tradicionais áreas funcionais da organização e que inclui, por um lado, a gestão de stocks de materiais, matérias-primas e produtos intermédios (inputs) e, por outro, a gestão dos stocks de mercadorias e de produtos acabados (outputs). Em ambos os casos, o grande objectivo e o de fazer o equilíbrio entre a eficiência económica e o evitar o estrangulamento produtivo ou comercial por falta de stocks. Assim, a gestão de stocks de inputs tem como objectivo o fornecimento de matérias-primas e materiais à produção ou operações, sem rupturas e simultaneamente de forma economicamente eficiente, para que esta possa funcionar sem estrangulamentos. Já a gestão de stocks de outputs tem como objectivo o fornecimento de mercadoria e de produto acabado aos clientes, igualmente sem rupturas ou atrasos de entrega e de forma economicamente eficiente.

As principais variáveis a ter em conta numa boa gestão de stocks de materiais e de matérias-primas são os custos associados a cada encomenda, a perecibilidade e os custos de armazenagem, as poupanças associadas às aquisições em maior quantidade, o grau de estabilidade do ritmo de produção, os tempos de entrega pelos fornecedores, as expectativas quanto à evolução dos preços dos materiais e matérias-primas e por fim a própria política de produção (no caso da empresa produzir apenas por encomenda, a necessidade de stocks é mais reduzida).

Quanto aos stocks de mercadoria e de produto acabado, as principais variáveis a ter em conta são o grau de estabilidade do ritmo de encomendas, a perecibilidade e os custos de armazenagem e mais uma vez política de produção (no caso da empresa produzir apenas por encomenda, a necessidade de stocks é mais reduzida).

Outras actividades que podem ser incluídas no âmbito da gestão de stocks são os aprovisionamentos e a gestão das operações de compra e recepção das encomendas de materiais e de matérias primas bem como da expedição das mercadorias e produtos acabados.

7404 Visualizações 1 Total
7404 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo