Gestão de Projectos

Conceito de Gestão de Projectos: A Gestão de Projectos pode ser descrita como o processo de planeamento, execução e controlo de um projecto, desde o seu…

Conceito de Gestão de Projectos

A Gestão de Projectos pode ser descrita como o processo de planeamento, execução e controlo de um projecto, desde o seu início até à sua conclusão, com vista à consecução de um objectivo final num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização recursos materiais, recursos tecnológicos, recursos financeiros e recursos humanos. Integrando diversas áreas de conhecimento, o seu objectivo final é o de obter o melhor resultado possível do trinómio custo-prazo-qualidade.

Em termos sucintos, a gestão de projectos integra áreas tão diversas com a gestão da integração do projecto, a gestão dos custos, a gestão da qualidade, a gestão do tempo, a gestão dos recursos humanos ou a gestão das comunicações (entre os membros e com o exterior). Assim, a gestão de projectos forma um ciclo dinâmico que se inicia no planeamento, passando à execução e por fim ao controlo.

Assim definida, a gestão de projectos pode ser aplicada a uma obra de construção, à pesquisa e desenvolvimento de um novo produto, à reorganização de uma empresa, a um projecto de formação, a um projecto de investimento, entre diversos outros.

Técnicas e Ferramentas de Gestão de Projectos

Existem diversas técnicas utilizadas no planeamento e controlo de projecto, entre os quais os Gráficos de Gantt (incluindo cronogramas, gráficos de cargas, entre outros), o PERT (Programe Evaluation and Review Technique) e o CPM (Critical Path Method). Ao nível informático foram também desenvolvidas diversas aplicações de apoio ao processo de gestão de projectos.

463 Visualizações 5 Total
463 Visualizações