Gestão da Qualidade

Conceito de Gestão da Qualidade

Segundo a norma ISO 9000:2005 – Sistema de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário, gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade.No entanto, para entendermos do que se trata a gestão da qualidade primeiro temos de recorrer à definição de garantia da qualidade. Garantia da qualidade trata-se de uma parte da gestão da qualidade orientada no sentido de gerar confiança quanto à satisfação dos requisitos da qualidade. São, no fundo, todas as atividades que são planeadas para garantirem que a qualidade é alcançada. Assim sendo, a gestão da qualidade tem por base todas as atividades realizadas em prol da garantia da qualidade sendo destacada a gestão global da empresa.

O sistema de gestão da qualidade ajuda as empresas a analisar as necessidades dos seus clientes, a definir os processos necessários para satisfazer o cliente e para manter esses processos sob controlo. No final, este processo fornece ao cliente uma imagem de empresa organizada e em quem podem confiar.

Assim sendo, uma empresa ou entidade que tenha um sistema de gestão da qualidade aplicado pratica uma gestão por objetivos, estabelece prioridades, envolve todo o pessoal funcionário e utiliza diariamente o ciclo da gestão (PDCA – Plan, Do, Check and Act). A aplicação dos procedimentos inerentes a um sistema de gestão da qualidade proporciona uma abordagem a todas as atividades que possam afetar a qualidade. Além disso, é privilegiadas a prevenção e são obtidas provas concretas de que a qualidade foi obtida.

Para a aplicação deste conceito, a gestão da qualidade baseia-se em oito princípios:

A gestão da qualidade rege-se segundo 8 princípios:

  1. Focalização no cliente – identificação das necessidades e as expectativas dos clientes;
  2. Liderança – os líderes devem ter um papel proativo e liderar pelo exemplo;
  3. Envolvimento das pessoas – as pessoas integrantes da empresa procuram ativamente a melhoria;
  4. Abordagem por processos – definição um objetivo e são desempenhadas acções para o atingir;
  5. Abordagem da gestão como um sistema – melhorar o sistema através da sua avaliação constante;
  6. Melhoria contínua – definir metas a atingir e promover atividades de prevenção de erros;
  7. Abordagem à tomada de decisões baseada em factos – fazer medições e recolher dados relevantes para o objetivo;
  8. Relações mutuamente benéficas com fornecedores – partilhar informações com os fornecedores tendo por base uma comunicação fácil.
1257 Visualizações 1 Total
1257 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo