Freelancer

Características, vantagens e desvantagens de ser trabalhador Freelancer

Trabalhador freelancer

Freelancer é um termo inglês que significa profissional autónomo que trabalha para diversas empresas/pessoas em simultâneo de forma independente.

 

A palavra Freelancer é um anglicismo que nos últimos anos se tem popularizado em vários idiomas. Contudo, a expressão é antiga e deriva dos cavaleiros mercenários medievais que se colocavam ao serviço dos nobres que lhes pagassem mais para lutarem. A palavra surgiu pela primeira vez no livro “Ivanhoé” de Sir Walter Scott em 1819: “I offered Richard the service of my Free Lances, and he refused them — I will lead them to Hull, seize on shipping, and embark for Flanders (…)”

De lá para cá a atividades de um trabalhador Freelancer alterou-se, claro está, e há hoje em dia uma grande tendência para o Freelancer nas áreas de jornalismo, marketing digital, web design, produção de conteúdos, publicidade, traduções, internet, vídeo e fotografia, entre outras.

 

Principais características de um trabalhador Freelancer

 

Não possui vínculo de trabalho

A principal característica de um Freelancer é não possuir um vínculo de trabalho permanente com os seus empregadores, o que lhe possibilita alguma liberdade a nível de escolha e organização do seu trabalho.

 

Cobra de acordo com um preçário fixo (ou à hora)

Regra geral, o Freelancer possui uma tabela de preços fixa e recebe o valor de um trabalho após a entrega do mesmo, independentemente do tempo que demorou a realizá-lo. Mas há freelancers que trabalham, por assim dizer, à hora: cobram de acordo com o tempo que determinada tarefa demorou a ser concluída.

 

Recebe pedidos de clientes ou propõe os seus trabalhos

Os projetos de um Freelancer tanto podem ser autopropostos como solicitados pelos diferentes clientes. Ou seja, a maioria destes profissionais recebe encomendas de trabalhos pontuais ou inclusos em avenças, mas há quem efetue primeiro o trabalho e depois o tente vender, por exemplo: um web designer pode elaborar a proposta de renovação de um site de determinada empresa e depois tentar vendê-la ou um jornalista pode redigir um artigo e depois enviá-lo a vários jornais que possam mostrar interesse. Na verdade, um profissional que já trabalhe há algum tempo como Freelancer possui uma carteira de clientes que lhe vão solicitando, com maior ou menor frequência, trabalhos. Claro que quanto maior e mais diversificada for essa carteira de clientes, maiores são as possibilidades de ganhar dinheiro suficiente para trabalhar – ou continuar a trabalhar – de forma autónoma.

 

Trabalha onde quiser

Outra característica importante em relação a um trabalhador Freelancer é que este não precisa de trabalhar num ambiente tradicional de escritório, pode desenvolver as suas atividades comodamente em casa, no seu home office, estabelecendo os contactos necessários via telefone ou Internet.

 

Principais vantagens de ser trabalhador Freelancer

 

  • Um Freelancer trabalha naquilo que gosta, segue a sua paixão, o seu sonho, e por isso sempre que está a trabalhar, fá-lo com gosto e satisfação.
  • Um Freelancer tem horários flexíveis, ou seja, pode fazer o seu próprio horário de trabalho em vez de trabalhar das 9h às 18h com uma hora para almoço.
  • Um Freelancer é livre para fazer intervalos e por isso dar mais atenção a outras áreas da sua vida, nomeadamente a si próprio e à família.
  • Um Freelancer é mais autónomo porque é o seu próprio patrão, não tem um chefe a dar-lhe ordens ou a vigiá-lo.
  • Um Freelancer tem maior liberdade de escolha a nível de trabalhos que deseja desenvolver ou desafios que queira (ou não) enfrentar.
  • Um Freelancer pode fugir à rotina, trabalhar onde e como quiser sem estar sujeito a 1h de trânsito no percurso diário casa/trabalho, por exemplo.
  • Um Freelancer possui muitos contactos, está em constante networking, online e offline.
  • Um Freelancer, regra geral, é um profissional mais feliz (segundo alguns estudos recentes) do que um trabalhador inserido no mundo corporativo.

 

Principais desvantagens de ser trabalhador Freelancer

 

  • Um Freelancer enfrenta momentos de solidão porque está fisicamente sozinho e não socializa com outras pessoas a nível profisional.
  • Um Freelancer enfrenta o risco todos os dias porque esta atividade é extremamente insegura: num mês há trabalho, no outro pode não haver.
  • Um Freelancer trabalha com recibos (antigos recibos verdes) porque é um trabalhador independente e isso obriga-o a pagar altas contribuições à Segurança Social e pagar uma soma anual de IRS em vez de fazer descontos no seu ordenado mensal.
  • Um Freelancer está mais sujeito a distrações, se não for muito organizado e exigente e encarar a sua casa como o seu escritório, é natural que se disperse com facilidade e frequência.
210 Visualizações 1 Total
210 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo