Fonte de Financiamento

Conceito de Fonte de Financiamento: As fontes de financiamento designam o conjunto de capitais internos e externos à organização utilizados para financiamento das…

Conceito de Fonte de Financiamento

As fontes de financiamento designam o conjunto de capitais internos e externos à organização utilizados para financiamento das aplicações e investimentos realizados.

Na decisão de qual a fonte de financiamento a utilizar, a primeira grande escolha é sobre se o financiamento deverá ser externo ou interno. Nesta escolha deverão pesar, entre outras questões, a perda ou ganho de autonomia financeira, a facilidade ou possibilidade de acesso às fontes de financiamento, exigibilidade/prazo para a sua restituição, garantias exigidas e o custo financeiro (juros) desse financiamento.

Principais fontes de financiamento disponíveis:

  • Autofinanciamento: corresponde aos fundos financeiros libertados pela actividade da empresa.
  • Capitais Próprios: corresponde ao aumento dos capitais próprios da empresa por novas entradas de capital por parte dos actuais ou de novos sócios ou accionistas.
  • Capitais Alheios: corresponde ao recurso a entidades externas para obtenção dos capitais necessários à concretização dos investimentos tais como: crédito bancário, leasing, crédito dos fornecedores de imobilizado, suprimentos de sócios, entre muitos outros;
  • Incentivos Financeiros ao Investimento: corresponde aos diversos programas de apoio criados pelo Estado para incentivar o investimento e a competitividade.
1500 Visualizações 2 Total
1500 Visualizações