Ex-works

Conceito de Ex-works: A expressão inglesa Ex-Works é utilizada no comércio entre empresas e designa ‘preço à saída de fábrica’. Tal significa que o valor facturado pelo vendedor…

Conceito de Ex-works

A expressão inglesa Ex-Works é utilizada no comércio entre empresas e designa ‘preço à saída de fábrica’. Tal significa que o valor facturado pelo vendedor apenas inclui os custos até à saída da fábrica ou do armazém do próprio vendedor, sendo todos os custos a partir daí (como por exemplo os custos associados ao transporte) um encargo do comprador. Esta forma de contrato de venda é a que representa menos encargos para o vendedor e, obviamente, os maiores encargos para o comprador.

De referir que no Brasil esta modalidade de contrato de venda não é permitida dado que a lei brasileira estabelece que, em termos gerais, os encargos com o despacho da mercadoria devem ser da responsabilidade do vendedor.

A expressão Ex-Works (e a sua sigla EXW) faz parte do conjunto de termos utilizados no comércio internacional (os chamados incoterms) e normalizados pela convenção da ONU para contratos de comércio internacional de bens.

5314 Visualizações 16 Total
5314 Visualizações