Empreendedorismo

Conceito de empreendedorismo

Empreendedorismo é termo utilizado para designar a tomada de iniciativas para formulação de soluções criativas e inovadoras com o objetivo de satisfazer necessidades que ainda não tenham sido satisfeitas, dando assim origem a novos negócios ou a mudanças em negócios ou empresas já existentes.

Este conceito supera em muito a noção mais restrita de empreendedorismo circunscrita à criação de novas empresas. De facto, a iniciativa empreendedora identifica-se, em grande medida, com a introdução de inovações na economia. Assim, o empreendedorismo pode ocorrer tanto com a criação de uma nova empresa, como dentro de uma empresa já existente. Acresce ainda o facto de o empreendedorismo não ser apenas um fenómeno confinado à esfera empresarial privada, mas podendo também ser observado em qualquer tipo de organização, no setor público, académico ou nas organizações não governamentais.

.

Evolução do conceito de empreendedorismo

Desde a década de 1990 o tema do empreendedorismo tem ganho um grande relevo tanto nos trabalhos e nas pesquisas académicas como nas políticas económicas públicas. A popularização do tema do empreendedorismo deve-se ao economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), que em 1945, formula a sua Teoria da Destruição Criativa, onde desenvolve o conceito. Nas décadas seguintes, outros vultos da economia e da gestão trabalharam sobre o tema, entre os quais Kenneth E. Knight, ou Peter Drucker. Outro contributo foi dado na década de 1980 por Gifford Pinchot III que introduziu o  conceito de intra-empreendedor, um empreendedor que trabalha dentro de uma organização.

Mas é após a década de 1990 que o tema do empreendedorismo assumo especial relevância. De facto, com o crescimento do desemprego em diversos dos países mais desenvolvidos, a criação de novas empresas tem vindo a assumir grande importância na agenda das políticas públicas de promoção do desenvolvimento económico. Ao empreendedorismo passa a ser reconhecida a capacidade de criação de emprego, sobretudo em áreas e setores de grande potencial de crescimento. Devido ao impacto económico e social ao nível local, a localização de novas empresas nesses setores constitui um fator de reajustamento da composição setorial da economia regional, com benefício para os setores que mais dinamismo e potencial competitivo apresentam em cada momento.

.

Empreendedorismo de necessidade vs oportunidade

É habitual distinguir-se o empreendedorismo em dois grupos: o ‘empreendedorismo de necessidade’ e o ‘empreendedorismo de oportunidade’. Como as próprias designações o sugerem, o empreendedorismo de necessidade decorre das necessidades surgidas no mercado, ou seja, os empreendedores constituem uma nova empresa ou estabelecem um novo negócio devido à ausência de alternativas para a satisfação das ditas necessidades. Já no caso do empreendedorismo de oportunidade, as novas empresas ou os novos negócios surgem não por falta de alternativas no mercado, mas sim pelo facto de os empreendedores descortinarem novas possibilidades ou segmentos de mercado insuficientemente explorados.

261 Visualizações 4 Total
261 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo