EBITDA (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito e interpretação do indicador de análise económica e financeira EBITDA; limitações do EBITDA; fórmula de cálculo e utilizações possíveis…

O que é o EBITDA

O EBITDA (sigla da expressão inglesa “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization“, que traduzido literalmente para o português significa: “Lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações”), também designado por cash-flow operacional, é um indicador económico-financeiro que EBITDAprocura avaliar a capacidade da empresa em auto-financiar novos investimentos e fazer face aos encargos com a dívida, através da sua actividade operacional. Da mesma forma, permite avaliar o potencial de uma empresa ainda jovem ou que tenha passado recentemente por um processo de reestruturação, na medida em que permite conhecer o montante libertado pela actividade operacional antes deste ser sujeito aos impostos e aos encargos associados ao financiamento.

Por outro lado, ao expurgar dos resultados os impostos, os valores que dependem directamente das políticas de investimento e das opções de financiamento e  os custos que não representam movimento financeiro e que dependem de políticas contabilísticas internas (amortizações e outros ajustamentos de valor de activos), este indicador é também o mais adequado para avaliar o desempenho da empresa e para o comparar com outras empresas de dimensão e características semelhantes.

Limitações do EBITDA

De referir, contudo, que este indicador utilizado isoladamente pode originar conclusões enganadoras na medida em que o diagnóstico à saúde económica e financeira da empresa se encontra incompleto. De facto, ao expurgar os resultados dos encargos de financiamento e dos encargos com impostos, não se tem uma perspectiva completa do cash-flow e, portanto, da capacidade da empresa auto-financiar novos investimentos. Por outro lado, as amortizações e ajustamentos do valor dos activos podem ser opções num dado momento mas não podem ser adiáveis eternamente pelo que é necessário reflectir nos resultados os seus efeitos de forma a conhecer a saúde financeira da empresa.

Fórmula de cálculo:

O cálculo do EBITDA é efetuado expurgando dos resultados as amortizações e outros ajustamentos efetuados a ativos, os encargos financiamento e os impostos sobre os lucros.

(+) Resultados Líquidos
 (+) Amortizações e Outros Ajustamentos
 (+) Encargos Financeiros de Financiamento
 (+) Impostos sobre os Lucros
 -----------------------------------------
 (=) EBITDA

 

Utilizações possíveis do EBITDA

Assim definido, o EBITDA ou Cash-Flow Operacional representa a capacidade da empresa libertar capital para financiar:

  • CAPEX (isto é, novos investimentos em capital fixo)
  • Investimentos em Fundo de Maneio
  • Pagamento de impostos
  • Pagamento de encargos com a dívida
  • Abatimento da dívida e/ou acumulação de liquidez
  • Remuneração dos accionistas através de distribuição de dividendos
2961 Visualizações 1 Total
2961 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.