Diagrama Causa Efeito

Apresentação do Diagrama de Causa Efeito foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1943; qual o procedimento para elaborar um Diagrama de Causa Efeito…

Conceito de Diagrama Causa Efeito

O Diagrama de Causa Efeito também designado por “Diagrama de Ishikawa” ou “Diagrama de Espinha de Peixe“, é uma das ferramentas muito utilizada nas acções de melhoria e controlo de qualidade nas organizações, dado que permite, de uma forma simples, agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem de um qualquer problema ou resultado que se pretenda melhorar.O primeiro diagrama de causa efeito foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, em 1943, quando explicava a alguns engenheiros de uma empresa Japonesa a forma como diversos factores (causas) podiam ser ordenados de uma forma lógica.

A elaboração destes diagramas é feita habitualmente por grupos de trabalho envolvendo todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar claramente qual o problema ou efeito a estudar (falhas, avarias, tempos de execução demasiado longos,…), vão-se listando as várias causas possíveis desse efeito, começando por um nível mais geral e pormenorizando cada vez mais as sub-causas. O diagrama de causa efeito é a representação gráfica das causas de um fenómeno.

Na estrutura do diagrama, as causas prováveis dos problemas que afetam os processos são classificadas em seis grupos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:

  • Método – método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
  • Matéria-prima – matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
  • Mão de Obra – imprudência, falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
  • Máquinas – falhas de máquinas por exemplo por falta de manutenção ou por obsolescência.
  • Medida – qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
  • Meio Ambiente – o ambiente de trabalho pode favorecer a ocorrências de problemas.

Diagrama Causa Efeito

Elaboração de um Diagrama de Causa Efeito

O procedimento a seguir para elaborar um diagrama causa efeito pode ser sistematizado da forma seguinte:

  1. Determinar a característica de qualidade cujas causas se pretendem identificar;
  2. Através da investigação e discussão com um grupo de pessoas (Brainstorming), determinar quais as causas que mais directamente afectam essa característica, ou seja, aquelas que têm uma influência directa no problema a ser resolvido (causa primárias ou causas nível 1);
  3. Traçar o esqueleto do diagrama colocando, numa das extremidades, a característica da qualidade em questão. A partir desta deverá partir “a espinha do peixe”, isto é, uma linha horizontal de onde deverão irradiar as ramificações com as causas consideradas como primárias;
  4. Identificar as causas (secundárias ou causas de nível 2) que afectam as causas primárias, bem assim como aquelas (causas terciárias) que afectam as causas secundárias. Cada um destes níveis irá constituir ramificações nas causas de nível imediatamente inferior.
2377 Visualizações 3 Total
2377 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.