Conhecimento organizacional

Apresentação do conceito de conhecimento organizacional: partilha de informação e interação entre os indivíduos numa organização que levam…

Conceito de Conhecimento organizacional

A expressão conhecimento organizacional designa a partilha de informação e interação entre os indivíduos numa organização que levam criação do conhecimento, com base tanto numa experiência coletiva como partilhada. O processo de aquisição de conhecimento deve ser contínuo o que faz com que cada vez mais as empresas de tornem competitivas no mercado e consigam inovar constantemente. O conhecimento não é abstrato, está incorporado no próprio indivíduo. Por outro lado, a organização deve conseguir prever o futuro de forma a que o conhecimento a adquirir produza novos conhecimentos e vantagens para a organização.

O conhecimento organizacional é então o conhecimento incorporado e utilizado pelos colaboradores, com o objetivo de trazer vantagens para a organização a nível de produtos, processos ou sistemas e produzir novos conhecimentos.

 Choo (2003) evidencia que para estimular o conhecimento organizacional é necessário que a organização tenha uma visão clara do que é e do que quer ser na indústria e mercado onde opera indústria assim como na comunidade local que a rodeia.

Baseada na definição de CHOO, Chun Wei (2003) A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC.

1486 Visualizações 1 Total
1486 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.