Clima Organizacional

Conceito de Clima Organizacional – A expressão Clima Organizacional designa a percepção colectiva que os colaboradores têm do ambiente da organização (…)

Conceito de Clima Organizacional

A expressão Clima Organizacional designa a percepção colectiva que os colaboradores têm do ambiente da organização na qual trabalham. Indica, desta forma, o grau de satisfação dos colaboradores relativamente a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como o modelo de gestão implementado, a missão e objectivos organizacionais, e as políticas de Recursos Humanos seguidas (avaliação de desempenho, política de carreiras, politica de remunerações, valorização profissional, etc.). Este ambiente, que condicionada e determina o clima organizacional, é também fortemente influenciado pela cultura organizacional, ou seja, pelos valores, crenças, normas e princípios.

O clima organizacional apresenta-se assim como um dos principais determinantes do grau de motivação dos colaboradores e, consequentemente, dos níveis de produtividade e qualidade do trabalho executado. Dada a enorme importância do clima organizacional, tem vindo a assumir cada vez maior relevância a sua medição de forma a conseguir respostas que auxiliem na identificação de falhas e de oportunidades de melhoria.

537 Visualizações 1 Total
537 Visualizações