Cash Flow

O que é o cash-flow (ou fluxo de caixa); como é calculado (fórmula de cálculo); cash-flow de exploração; cash-flow e autofinanciamento…

Conceito de Cash Flow

O termo Cash-Flow (em português, fluxos de caixa), designa o saldo entre as entradas e saídas de capital de uma empresa durante um determinado período de tempo, podendo ser calculado mediante a construção de um mapa de fluxos de tesouraria. Geralmente, e por uma questão de utilidade prática, os fluxos medidos não são rigorosamente de caixa, mas antes as transacções de exploração que se traduzam em movimentos monetários no curto prazo. Desta forma, o conceito de cash-flow passa a incluir as vendas e os custos (excluindo obviamente os custos que não representam movimentos monetários como por exemplo as amortizações de instalações e equipamentos) e não os recebimentos e os pagamentos.

Fórmula de Cálculo do Cash-Flow:

CF = RL + AA – REx
em que CF é o cash-flow, RL os resultados líquidos, AA as amortizações e outros ajustamentos de valor efectuados aos activos e REx os resultados extraordinários.

Por vezes, no cálculo do cash-flow, são utilizados apenas os custos de exploração e os proveitos de exploração. Neste caso, o resultado é o cash flow de exploração, que mede capacidade da empresa em gerar disponibilidades através da sua actividade normal, isto é, além de expurgada de acontecimentos extraordinários, é também expurgada dos resultados das políticas de aplicações financeiras e de financiamento. Ao cash flow de exploração é dada também a designação de EBITDA (sigla da expressão inglesa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization)

Pelo facto de proporcionar uma medida da capacidade da empresa em libertar meios monetários, o cash-flow torna-se um excelente indicador da capacidade de autofinanciamento da empresa, isto é, da sua capacidade para efectuar novos investimentos sem necessidade de recorrer a fontes de financiamento externas.

23770 Visualizações 12 Total
23770 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo