Capacidade Instalada

Conceito de Capacidade Instalada – A capacidade instalada representa o potencial de produção ou volume máximo de produção que uma determinada empresa (…)

Conceito de Capacidade Instalada

A capacidade instalada representa o potencial de produção ou volume máximo de produção que uma determinada empresa, unidade, departamento,  ou secção, consegue atingir durante um certo período de tempo, tendo em conta todos os recursos que tem disponíveis, sejam eles equipamentos produtivos, instalações, recursos humanos, tecnologias, experiência / know-how, etc. É importante referir que o facto de se estar próximo da capacidade instalada não significa necessariamente que todos os recursos estejam próximo do seu limite máximo de capacidade. Na realidade poderão haver equipamentos, por exemplo, a ser utilizados quase a 100% e outros equipamentos, na mesma ou noutras fases do processo produtivo, que estejam a ser utilizados muito abaixo da sua capacidade. Constitui objectivo da gestão tentar evitar situações deste tipo recorrendo, ao outsourcing em áreas onde exista sobre-utilização de recursos ou ao aluguer/cedência a terceiros em áreas onde exista sub-utilização.

O conceito de capacidade instalada também é utilizado frequentemente em economia para caracterizar todo um sector de actividade ou mesmo toda uma região. Quando o volume de produção está abaixo da capacidade instalada, diz-se que existe desemprego de factores. Quanto o volume de produção se aproxima da capacidade instalada, diz-se que existe pleno emprego.

881 Visualizações 3 Total
881 Visualizações