Canibalização

Conceito de Canibalização – Em gestão, o termo canibalização é utilizado para designar a redução nas vendas de determinado produto ou serviço (…)

Conceito de Canibalização

Em gestão, o termo canibalização é utilizado para designar a redução nas vendas de determinado produto ou serviço provocada pela comercialização, pela mesma empresa, de outro produto ou serviço que de alguma forma seja seu substituto. A canibalização é tanto maior quanto maior for o grau de substituição entre o novo produto ou serviço e o produto ou serviço já existente. A canibalização pode também acontecer quando a diferenciação entre os produtos ou serviços é fracamente percecionada pelos consumidores levando-os a substituir uns pelos outros que lhe parecem mais favoráveis em termos de benefício/custo.

Assim, numa empresa ou organização que possua mais de que um produto ou serviço numa determinada área de negócio e que de alguma forma se possam substituir entre si, é necessário ter em conta o impacto de cada um nas vendas no outro. De referir, contudo, que apesar da canibalização ser geralmente uma situação indesejável, pois o ideal seria que o crescimento das vendas de determinado produto ou serviço fosse conseguido à custa das vendas dos concorrentes ou proporcionado pelo crescimento do mercado, existem situações em que a canibalização constitui um objectivo integrado numa estratégia e planeamento da empresa. Por exemplo, existem situações em que a empresa tem como objectivo substituir um produto ou serviço antigo por um novo ou ainda situações em que pretenda limitar a capacidade de influência dos concorrentes criando e antecipando novos produtos ou serviços mesmo que potencialmente canibalizadores mas desde que a diminuição das vendas reverta a seu favor.

3621 Visualizações 1 Total
3621 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo