Gostaria de ser nosso Colaborador
Saiba como


 

 

 

 

 

Canal de Distribuição

Conceito de Canal de Distribuição – A expressão Canal de Distribuição designa o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço (…)

Conceito de Canal de Distribuição

A expressão Canal de Distribuição designa o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço chegue desde o produtor até ao consumidor/utilizador final. O canal de distribuição pode ser longo e incluir diversos intermediários com armazenistas, grossistas e retalhistas ou ser curto e no limite não existirem intermediários entre o produtor e o consumidor.

As características do canal de distribuição têm fortes implicações quer de âmbito comercial e financeiro, quer de âmbito da estratégia e do marketing. Se a empresa optar por um canal de distribuição mais longo, certamente conseguirá chegar a um mercado mais vasto e com menor necessidade de investimento mas também perderá o controlo sobre diversas varáveis do marketing como seja o preço de venda ao consumidor final, a qualidade do serviço associado ou mesmo algumas componentes da comunicação. Pelo contrário, se optar pela venda directa, consegue o total controlo sobre as variáveis do marketing referidas, mas terá uma maior dificuldade em chegar a um mercado com a mesma dimensão. Existem algumas formas de conciliar esta aparente incompatibilidade entre o controlo das variáveis do marketing e a dimensão do mercado a atingir nomeadamente através do estabelecimento de acordos estratégicos com os distribuidores como sejam, por exemplo, os contratos de franchising.

1016 Visualizações 10 Total
1016 Visualizações