Briefing

Noção, composição e importância de um briefing

Briefing

Briefing é um conjunto de informações necessárias para a realização ou desenvolvimento de um trabalho ou documento.

 

Briefing é uma palavra inglesa que significa “resumo” e que foi adotada para o português. Trata-se de um documento que contém a descrição da situação de uma marca ou empresa, os seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Este documento é uma espécie de mapa para descobrir o “tesouro”, ou seja, a solução que um cliente procura. Deve ser breve e conter apenas as informações relevantes, mas apesar de curto deve estar sempre o mais completo possível.

 

Briefing também pode ser, genericamente, o conjunto de conhecimentos ou dados que têm o intuito de especificar algo, de contribuir e orientar.

 

Principais áreas que utilizam briefings

O processo que é muito utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas, marketing e publicidade, essencialmente.

 

Principais elementos de um briefing

Na ótica do Marketing Digital, um briefing é um documento que deve incluir todos os dados que o cliente fornece a uma agência de comunicação (ou outra) de modo a que possa desenvolver um bom trabalho.

Existem diversos modelos de briefing. Cada empresa deve desenhar ou escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades, mas existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, nomeadamente:

 

  • Histórico da empresa.
  • Detalhes sobre o produto/serviço do cliente.
  • Resumo do panorama atual do mercado onde o cliente atua.
  • Perfil do consumidor ou público-alvo.
  • Objetivos da empresa.
  • Características do projeto.
  • Resultados esperados.
  • Técnicas, estratégias e ferramentas de trabalho.
  • Forma e estilo de comunicação.
  • Orçamento disponível.
  • Prazos para conclusão do projeto.
  • Custos associados.

 

Para o briefing ficar mais completo, podem-se acrescentar outros elementos, tais como análise do macro ambiente, síntese económica, cultura de consumo de determinado produto/serviço, benchmarking, análise SWOT, etc.

 

Importância de um briefing

Possuir um briefing é tão importante como conhecer técnicas de vendas ou estratégias de Marketing Digital. Este documento traz uma série de vantagens para as empresas, entre elas:

 

Organização. Como o briefing visa o agrupamento das informações mais relevantes sobre uma empresa, trata-se de um documento organizado, por um lado, e por outro, um documento que ajuda a organizar o trabalho que se vai levar a cabo nessa ou com essa empresa.

 

Inspiração. O briefing serve de inspiração quando a equipa de trabalho não conhece a história do cliente e os objetivos da empresa. As informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para quem vai desenvolver um trabalho e criar novos conteúdos.

 

Informação. Um briefing dá a conhecer a história de uma empresa e desse modo fornece informação suficiente para que o executante do projeto possa corresponder às expectativas do cliente com mais precisão.

 

Planeamento. Um briefing não ajuda apenas a compreender o negócio de um cliente, também facilita o trabalho à agência de comunicação que só precisa de seguir o plano, o processo definido no briefing e zelar para que o mesmo não se desvie do seu foco.

 

Como elaborar um bom briefing?

 

  1. Escolher a pessoa certa

Para que o conteúdo de um briefing seja objetivo, é preciso que ele seja elaborado e transmitido pela pessoa certa, normalmente o dono, diretor comercial ou responsável de marketing da empresa. É importante que essa pessoa conheça o negócio a 100% de modo a comunicar as seguintes informações: pesquisa de mercado; faturação anual; panorama da empresa no mercado de atuação, na web e redes sociais; ticket médio; número de funcionários, etc.

 

  1. Fazer reuniões

Para que o conteúdo de um briefing esteja completo, convém agendar reuniões periódicas de alinhamento. Estas devem ser rápidas, pelo que devem ser preparadas antecipadamente e devidamente acompanhadas de um documento com dúvidas a esclarecer, entre outros assuntos.

 

  1. Procurar a simplicidade

Para que o conteúdo de um briefing seja facilmente compreendido, deve ser simples e evitar termos técnicos desnecessários.

 

  1. Participar

Para que o conteúdo de um briefing seja efetivo, a entidade promotora deve participar ativamente no processo de desenvolvimento do documento, questionando e dando sugestões.

182 Visualizações 1 Total
182 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo