Break-Even Point

Apresentação e interpretação do conceito / definição de Break-Even Point; representação gráfica; fórmula de cálculo…

Conceito de Break-Even Point

O Break-Even Point (em português Ponto Crítico de Vendas) representa a quantidade de bens e serviços que uma empresa tem de vender de forma a que o valor total dos proveitos obtidos com as vendas iguala o total de custos (incluindo os custos fixos e os custos variáveis) em que a empresa incorre para produzir e comercializar essa, mesma quantidade. O ponto crítico de vendas pode também ser definido em termos de valor, correspondendo, neste caso, o montante de vendas necessário para cobrir os custos totais. Tendo em conta este conceito, no ponto crítico de vendas os lucros são nulos, tornando-se positivo para quantidades superiores e negativos para quantidades inferiores.

O cálculo da análise do Break-Even Point permite efectuar simulações quanto aos resultados da empresa, sendo muito utilizado na realização de análises de viabilidade pois permite conhecer a dimensão mínima necessária para tornar o projecto lucrativo.

Representação Gráfica

breakevenpoint

.

Fórmula de Cálculo

Para calcular o Ponto Crítico de Vendas em termos de valor, pode ser utilizada a fórmula seguinte (na qual é notória a dependência relativamente aos custos fixos e à margem aplicada sobre os custos variáveis):

PCV = CF / [(V-CV)/V]

Em que PCV é o Ponto Crítico de Vendas; CF os Custos Fixos, V o Volume de Negócios e; CV os Custos Variáveis

3563 Visualizações 12 Total
3563 Visualizações