Brainstorming

Conceito de Brainstorming – O Brainstorming é um método de geração colectiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos (…)

Conceito de Brainstorming

O Brainstorming é um método de geração colectiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. A utilização deste método, criado por Alex Osborn nos anos de 1930, baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovação através do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores.

As sessões de brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rígida em torno de determinado objectivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participação e a criatividade, os gestores tendem a dar total liberdade e a não emitir críticas nestas sessões. Ao retirar todo o tipo de restrições, é de esperar que surjam ideias convencionais, ideias interessantes e outras aparentemente ridículas – se não surgirem ideias ridículas ou impraticáveis, é sintoma de que a sessão não decorreu eficazmente.

Após a sessão de brainstorming, onde poderão ser geradas dezenas de ideias, é necessário efectuar escolhas retirando todas as que não se adequam aos objectivos, às capacidades financeiras, técnicas ou administrativas da organização.

617 Visualizações 3 Total
617 Visualizações