Anúncio

Conceito de anúncio. Finalidade e estrutura de um anúncio publicitário

Anúncio

O termo anúncio é utilizado comumente no universo da publicidade e significa aviso ou notícia sobre algo. Trata-se de uma mensagem escrita, oral ou visual exibida nos principais meios de comunicação social: jornais, revistas, cartazes, folhetos, rádio, televisão, Internet, etc. O anúncio dirige-se a um público consumidor potencial e tem como objetivo promover um produto ou serviço, explicando os seus benefícios e utilidades. No entanto, pode-se afirmar que tudo o que se comunica através de sinais e palavras é também um anúncio, inclusive porque o verbo anunciar provém do vocábulo em latim annuntiare, que significa dar uma informação a alguém. Mas daí a vulgarizar-se o termo no âmbito da publicidade, foi um pulinho.

Finalidade do anuncio publicitário

O anúncio publicitário tem como objetivos atrair a atenção, gerar interesse no produto ou serviço em causa e deixar as pessoas com um forte desejo de o adquirir.

Estrutura do anúncio publicitário

A estrutura de um anúncio publicitário é geralmente composta pelos seguintes elementos: título, corpo do texto, grafismo, slogan, marca e contactos.

  • Título

O título de um anúncio publicitário deve ser curto, conciso e chamativo de forma a despertar o interesse do público. Esteticamente, deve aparecer em letras de tamanho maior do que as do texto no corpo da mensagem.

Exemplo: “Novo smartphone XPTO com reconhecimento facial”.

  • Corpo do texto

O corpo do texto é a parte do anúncio publicitário em que é desenvolvida a ideia sugerida no título através de uma mensagem escrita que envolve os aspetos persuasivos da linguagem publicitária: frases curtas, claras e objetivas com muitos adjetivos, verbos no modo imperativo, vocativos e um vocabulário adequado ao vocabulário do público-alvo. O texto pode ainda incluir figuras de estilo, como metáforas, metonímias, hipérboles e ironia, além de vícios de linguagem, tais como estrangeirismo, neologismos e ambiguidade, entre outros.

Exemplo: “Smartphone XPTO. Vai ficar fascinado com o seu ecrã super retina de 5,8 polegadas que acompanha com precisão os cantos arredondados e as curvas do telefone. Cores deslumbrantes, negros acentuados, alta luminosidade, grande resistência a quedas, água e ao pó… e prescinde de reconhecimento da impressão digital ou desenho do padrão! O novo XPTO tem sensores face ID para identificar o seu rosto. Dirija-se a uma loja para conhecer as nossas condições de pré-venda e seja um dos primeiros a comprar um XPTO.”

  • Grafismo

No corpo do anúncio, além do texto, deve existir uma ilustração: fotografia, imagem, gravura, desenho, gif animado, etc. Geralmente, esta serve para mostrar ao leitor o aspeto do produto ou de parte do produto ou serviço que se está a promover, mas pode ilustrar alguma coisa que não esteja diretamente envolvida no anúncio, depende do objetivo da comunicação. Em todo o caso, deve ser uma imagem de qualidade, atraente, apelativa e relevante.

  • Slogan

É uma frase que identifica o produto ou serviço em questão, levando o público a memorizar automaticamente a marca sempre que a leia ou a oiça. A frase deve por isso ser curta, simples e fácil de entender e de relacionar com o objeto do anúncio.

Exemplo: “XPTO. É a sua cara!”

  • Marca

O anúncio deve conter ainda a identificação precisa da marca do produto ou serviço. Esta informação funciona como uma “assinatura” do anunciante e deve estar junto do logotipo da empresa e do slogan.

Exemplo: “XPTO. É a sua cara! Tecnologia Orange”

  • Contacto

Embora em letras mais pequenas, um anúncio deve conter sempre as informações de contacto e identificação da empresa que comercializa o produto ou o serviço anunciado: número de telefone, email, site, redes sociais. Se necessário, também a morada.

367 Visualizações 2 Total
367 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo