Análise de riscos

O texto tem como objetivo a definição de análise de riscos no contexto de gestão de projetos.

Conceito de análise de riscos

A análise de riscos é uma das etapas fundamentais do processo de gestão de riscos de um projeto.

Geralmente, a análise de riscos é efectuada em diferentes estágios do projeto de modo a identificar e gerir potenciais riscos que possam ocorrer.

Um risco é um evento incerto que ocorrendo poderá afetar o programa, o custo, a qualidade ou o âmbito do projeto, decorrendo de uma ou de várias causas e que poderão originar impatos positivos ou negativos.

Existem dois tipos de análise de riscos comuns:

– a análise quantitativa que consiste na quantificação da probabilidade de ocorrência do risco; magnitude do impato de cada risco em termos de custo e tempo; e severidade de risco (probabilidade x impato).

– a análise qualitativa que consiste em agrupar os riscos em categorias (também denominado categorização ou prioritização de riscos), de acordo com a sua severidade, de modo a desenvolver uma determinada ação.

À medida que um projeto evolui, novos riscos podem e devem ser identificados, e a sua probabilidade de ocorrência e impato devem ser considerados no projeto.

 

336 Visualizações 1 Total
336 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo