Análise estratégica de atores (prospetiva)

A análise estratégica de atores consiste na análise das relações de influência/dependência que aqueles mantêm entre si, em relação a um determinado foco estratégico.

Conceito de análise estratégica de atores

A análise estratégica de atores consiste na análise das relações de influência/dependência que aqueles mantêm entre si, em relação a um determinado foco estratégico.

Entende-se por foco estratégico o objeto em relação ao qual é efetuado um exercício de prospetiva estratégica. Pode ser uma empresa, um setor, um país.

Objetivos da análise estratégica de atores

Analisar os atores estrategicamente é analisar como se posicionam relativamente a elas os principais atores – as alianças, os conflitos e as estratégias.

Os objetivos da Estratégia de Atores são os seguintes:

  • identificar e caracterizar os diferentes atores-chave;
  • perceber quais os conflitos e alianças possíveis entre os diferentes atores e de que modo podem orientar a evolução do sistema;
  • contribuir para uma maior participação/implicação e reflexão estratégica por parte dos diferentes atores;
  • confrontar os projetos em presença e avaliar as relações de força existentes;
  • elaborar uma série de recomendações estratégicas e especificar as condições de viabilidade da sua implementação.

Modus operandi

A metodologia de estratégia de atores, também designada por método MACTOR (Método ACTores, Objetivos, Relações de força) é do tipo interativa e pluralista, pois além de se identificarem e caracterizarem os diferentes atores-chave, é a partir da confrontação dos seus projetos e das relações de força existentes que se elaboram uma série de recomendações estratégicas.

Esta metodologia permite-nos não só a identificação concreta, sistemática e objetiva das estratégias dos diferentes atores – distanciando-se, portanto, das simples «recolhas de opinião» para alcançar este objetivo, como a identificação das divergências e convergências quanto à prioridade dos objetivos e aos modos de gerir, implementar e difundir as políticas por parte dos diferentes agentes/instituições. Permite ainda formar grupos de atores, tendo em conta os seus objetivos estratégicos e construir uma tipologia de objetivos, tendo em conta não só o grau de mobilização como o grau de conflitualidade. De assinalar que nunca se tem em consideração a interdependência existente entre esses objetivos, o que deve ser tido em conta, podendo ser considerado como uma limitação.

Ao analisarmos as diferentes estratégias apelamos para uma maior motivação e participação dos vários atores, sendo um instrumento propício para a reflexão estratégica. É fundamental que os atores se apropriem, de forma a que as ideias passem, os atores têm de estar implicados, motivados. À semelhança da análise estrutural a análise do jogo dos atores deve ser apreendida de forma interativa. Contudo, a aplicação de uma metodologia como a estratégia de atores é muito exigente do ponto de vista metodológico pois requer, não só por parte do grupo de trabalho, como por parte dos atores envolvidos, a sua adesão e apropriação. Toda a fase de recolha de informação, nomeadamente através de entrevistas não diretivas, implica por parte da equipa, um conhecimento aprofundado do que está em jogo: há que saber «ler nas entrelinhas»; não revelar as estratégias aos outros atores; e saber conduzir as entrevistas de forma a detetar os consensos e alianças, os conflitos e obstáculos. Se não houver adesão por parte dos atores, dificilmente se obtém informação relevante, a análise do jogo dos atores pode ficar comprometida se determinados atores se recusarem a dar informação, ou se simplesmente bloquearem o processo.

O ator

O ator é um grupo de indivíduos organizados, seja um grupo de organizações, com um certo número de projetos comuns e dispondo de capacidades de reação comuns. É fundamental ter em consideração que as redes de relações dos atores têm um carácter dinâmico e instável. Se em determinado momento têm determinada configuração, elas formam-se e modificam-se ao longo da análise das estratégias de atores. Pode-se considerar que o próprio processo contribui para uma alteração e moldagem das estratégias, pode fazer alianças, alterar a sua estratégia em função dos outros atores de forma a atingir os seus objetivos.

193 Visualizações 1 Total
193 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter