Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Análise estratégica de atores (em estratégia prospetiva)

Apresentação do conceito / significado de análise estratégica de atores (em que consiste, quais os principais objetivos e qual a metodologia de implementação).

Análise Estratégica de Atores

Conceito de análise estratégica de atores

No contexto de análise e formulação estratégica, a análise estratégica de atores consiste na análise das relações de influência e de dependência que os mesmos mantêm entre si dentro de um determinado sistema (por exemplo, um setor de atividade, uma organização, ou até mesmo um país), relativamente a um determinado foco estratégico, isto é, relativamente ao objeto em relação ao qual é efetuado o estudo prospetivo.

Analisar estrategicamente os atores num determinado sistema, é analisar como se posicionam entre si e sobretudo relativamente aos principais atores, designados por atores-chave (que tipo de alianças se formam, com surgem os conflitos e como são resolvidos, quais as estratégias de relacionamento).

É possível interligar a análise estratégica de atores com a análise estrutural e com o método dos cenários, sendo ambas as três fases que integram uma mesma realidade – a análise prospetiva.

.

Objetivos da análise estratégica de atores

Os objetivos da análise estratégica de atores são os seguintes:

  • a identificação e caracterização dos diferentes atores-chave dentro do sistema (por exemplo, uma organização ou departamento);
  • a compreensão de quais os conflitos e alianças possíveis entre os diferentes atores e de que forma estes podem orientar a evolução do sistema;
  • contribuir para uma maior participação/implicação e reflexão estratégica por parte dos diferentes atores do sistema;
  • confrontar os vários projetos em presença e avaliar as relações de força existentes no sistema;
  • elaborar, com a participação de todos os atores, uma série de recomendações estratégicas e especificar as condições de viabilidade da sua implementação.

.

Metodologia da Análise Estratégica de Atores

A metodologia de análise estratégica de atores, também designada por método MACTOR (Método ACTores, Objetivos, Relações de força) é do tipo interativa e pluralista pois, além de se identificarem e caracterizarem os diferentes atores-chave, é a partir da confrontação / comparação dos seus objetivos e dos seus projetos, bem como das relações de força existentes que é possível elaborar uma série de recomendações estratégicas.

Esta metodologia permite não apenas a identificação concreta, sistemática e objetiva das estratégias dos diferentes atores do sistema (distanciando-se das simples ‘recolhas de opinião’ para alcançar este objetivo), como também a identificação das divergências e convergências quanto à prioridade dos objetivos e aos modos de gerir, implementar e difundir as políticas por parte dos diferentes agentes e instituições. Permite também formar grupos de diferentes atores tendo em conta os respetivos objetivos estratégicos, e construir uma tipologia de objetivos tendo em conta não só o grau de mobilização como o grau de conflitualidade entre os atores.

Ao analisar as diferentes estratégias é efetuado um apelo para uma maior motivação e participação dos vários atores, sendo por isso um instrumento propício para a reflexão estratégica. De sublinhar contudo que, para que tal se concretize, é essencial que os atores estejam verdadeiramente implicados e motivados para os objetivos que se pretendem atingir. De facto, e à semelhança da análise estrutural, a análise da estratégia de atores deve ser apreendida de forma pluralista e interativa. Contudo, a aplicação de uma metodologia como a estratégia de atores é muito exigente do ponto de vista metodológico pois requer por parte de todos os grupos de trabalho e atores envolvidos, a sua plena adesão e apropriação. Se tal não se verificar, dificilmente se obtém informação relevante, pois a análise da estratégia de atores pode ficar comprometida se determinados atores se recusarem a dar informação, ou se simplesmente bloquearem o processo.

520 Visualizações 1 Total
520 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo