Análise de Risco

O que é a análise de risco; aplicações da análise de risco; fases da análise de risco…

Conceito de Análise de Risco

Na gestão, a análise de risco corresponde à revisão permanente de todos os riscos associados ao negócio da empresa ou organização, envolvendo a análise da incerteza decorrente de factores como o desenvolvimento de novos produtos, a entrada em novos mercados, a realização de projectos de investimento, entre diversos outros.

Na execução de um qualquer projecto, por exemplo, a primeira análise de risco é efectuada logo na fase preliminar do mesmo, isto é, na fase da concepção do próprio projecto. Logo nesta fase são identificados e descritos os principais riscos potenciais, seguindo-se a identificação das suas causas e das suas potenciais consequências. Toda esta informação permitirá então o planeamento de acções e medidas de prevenção e correctivas das eventuais falhas detectadas.

O conceito de análise de risco poderá assumir definições substancialmente diferentes consoante o contexto em que esteja a ser aplicado. Por exemplo, o conceito de análise de risco associado à concessão de crédito por um banco ou a análise de risco de investimento num determinado título bolsista é significativamente diferente do apresentado.

1352 Visualizações 2 Total
1352 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.