Análise Custo-Benefício

Apresentação do significado da expressão Análise Custo-Benefício e suas possíveis utilizações…

Conceito de Análise Custo-Benefício

A expressão Análise Custo-Benefício designa uma análise comparativa entre os custos e os benefícios associados à execução de determinado plano, projeto ou atividade. Pode ser usada, por exemplo, para comparar os resultados financeiros obtidos a partir de diferentes atividades e determinar se uma determinada ação é viável do ponto de vista económico e financeiro. É, desta forma, uma análise imprescindível no processo de tomada de decisão.

Para efetuar este tipo de análise é necesário, portanto, valorizar do ponto de vista monetário todos os benefícios e todos os custos associados ao projeto, plano ou atividade. Em primeiro lugar devem ser identificados todos os impactos decorrentes da decisão a tomar. De seguida deve quantificar-se do ponto de vista monetário todos esses impactos identificados. Finaliza-se com a comparação entre os impactos financeiros negativos (custos) e os impactos financeiros positivos (benefícios).

Muitas vezes a expressão Análise Custo-Benefício é também usada em situações que não é possível quantificar os impactos, tornando-se, portanto, num tipo de análise de cariz subjetivo.

1620 Visualizações 1 Total
1620 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo