Amostra Estratificada

Uma Amostra Estratificada é uma amostra probabilística que se caracteriza por um procedimento com duas etapas, nomeadamente:

1º. Divisão da população em subgrupos (com comportamento homogéneo relativamente à variável estudada) chamados estratos;

2º. Escolha da amostra aleatória simples de forma independente em cada subgrupo ou estrato.

Esta técnica de amostragem parte do pressuposto de que todos os elementos da população ou universo têm a mesma probabilidade de serem incluídos na amostra. Desta forma, os resultados obtidos com a análise dos dados da amostra poderão ser transponíveis, como determinado grau de certeza, para toda a população ou universo. A divisão da população em estratos justifica-se pelo pressuposto de que em cada grupo a variável estudada apresente comportamento substancialmente diferente e que, simultaneamente, dentro de cada grupo, esse comportamento seja relativamente homogéneo. A estratificação da amostra permitirá assim a obtenção de um maior grau de certeza nos resultados sem necessidade de aumentar o número de elementos da mesma pois garantirá que todos os subgrupos estão adequadamente representados.

17755 Visualizações 12 Total
17755 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo