Activo

Apresentação do Conceito de Activo

O Activo é um conceito contabilístico que representa o conjunto de todos os bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, detidos por um determinado indivíduo ou organização, e ao qual pode ser atribuído um valor monetário.

O Activo pode ser repartido em Activo Fixo e em Activo Variável:

  1. O Activo Fixo, representa o conjunto de bens e direitos que, pelas suas características permanecem na posse da organização durante um longo período de tempo, tais como terrenos, instalações, equipamentos, direitos de utilização de espaços, marcas ou tecnologias, propriedade industrial e intelectual, participações financeiras de longo prazo, entre outros (em termos contabilísticos corresponde aos bens e direitos classificados nas rubricas de imobilizações corpóreas, incorpóreas e financeiras). Na nova terminologia contabilística, o Activo Fixo passou a ser designado por Activo Não Corrente.
  2. O Activo Variável ou de Exploração representa o conjunto de bens e direitos que estão na empresa com o objectivo de serem convertidos em meios monetários tais como as existências, as dívidas a receber, os depósitos bancários, entre outros. Na nova terminologia contabilística, o Activo Variável o de Exploração passou a ser designado por Activo Corrente.

Numa perspectiva contabilística, o Activo é representado do lado direito do Balanço e corresponde ao conjunto de aplicações efectuadas pela organização.

 

Definição de Activo nas Normas Internacionais de Contabilidade:

De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, um activo é um recurso:

  1. controlado por uma entidade como resultado de acontecimentos passados; e
  2. do qual se espera que fluam benefícios económicos futuros para a entidade.
2372 Visualizações 1 Total
2372 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo