Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Acreditação da Qualidade (Significado, Conceito, Definição, O que é)

Conceito de Acreditação da Qualidade – A acreditação da qualidade consiste em comprovar formalmente que uma empresa possui competências (…)

Qualidade

Conceito de Acreditação da Qualidade

A acreditação da qualidade consiste em comprovar que uma instituição cumpre determinado tipo de requisitos formalmente estabelecidos e que possui as competências técnicas para realizar atividades específicas de avaliação de conformidade com determinadas normas, como sejam, por exemplo, ensaios, calibrações, Acreditação da Qualidadecertificações e inspeções, atividades estas que visam geralmente demonstrar que um dado produto, serviços ou processo cumpre com os requisitos que lhe são aplicáveis. Em alguns casos a avaliação da conformidade é legalmente exigida, estando normalmente relacionada com a segurança desse produto ou serviço. Mas há também casos em que a avaliação da conformidade é uma exigência contratual ou uma garantia de que um dado produto ou serviço se adequa ao uso pretendido.

O reconhecimento formal é efetuado em cada país por um organismo independente, especializado e acreditado para o efeito, geralmente tutelado pelo Estado. Em Portugal, a entidade responsável pelo dito reconhecimento é o IPAC – Instituto Português de Acreditação, que depende diretamente do Ministro da Economia, embora a sua área de intervenção abranja praticamente todos os sectores de governação.

Para que o processo de acreditação seja despoletado é necessário que a entidade interessada em ser acreditada solicite uma auditoria. Assim sendo, e caso essa auditoria seja satisfatória o organismo certificador autorizado emite um comprovativo, o qual constitui um reconhecimento da competência da entidade para realizar atividades específicas em conformidade.

A acreditação consiste, então, na avaliação da conformidade dos procedimentos de uma entidade com requisitos específicos, geralmente, presentes numa norma nacional ou internacional, acrescendo ainda do reconhecimento da competência técnica para executar determinadas atividades. É este reconhecimento técnico que estabelece a diferença entre uma certificação e uma acreditação sendo que esta última vai muito para além de uma avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Aquando da aprovação de uma entidade acreditada, esta passa a ter o direito de utilizar o símbolo de acreditação fornecido pelo organismo certificador. Este símbolo comunica ao público em geral que a entidade possui altas competências, rigor e qualidade nos serviços que administra. Além disso, dá aos seus clientes elevadas garantias de de confiança.

1890 Visualizações 1 Total
1890 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.