Ação Correctiva

Conceito de Ação Correctiva

No âmbito da gestão da qualidade, uma ação corretiva é uma atuação ou efeito implementado para eliminar as causas de uma não-conformidade, defeito ou situação indesejável detectada, de forma a evitar a sua repetição. As ações corretivas podem envolver alterações em processos, procedimentos ou sistemas, para obter a melhoria da qualidade em qualquer fase do ciclo da qualidade. Distingue-se de uma simples correção pelo facto de estar relacionada com a eliminação das causas de uma não-conformidade enquanto a correção se refere apenas à reparação, repetição ou ajuste de um determinado trabalho.

Um aspecto a salientar é o de que qualquer ação corretiva dever ser adequada aos efeitos das não-conformidades detetadas. Para isso é necessário:

  1. A análise crítica das não conformidades, incluindo das reclamações dos clientes (que nem sempre têm razão de ser), feedback dos colaboradores, defeitos nos produtos, análises de mercado, etc.).
  2. A determinação das causas das não conformidades – o ponto central da solução para um problema é a identificação das suas causas e serão essas que terão que ser corrigidas.
  3. A avaliação da necessidade de ações para assegurar que não-conformidades não ocorrerão novamente (incluindo a avaliação dos recursos necessários, a identificação das diversas alternativas e a definião do momento da sua implementação).
  4. A determinação e implementação de ações necessárias – algumas solução podem ser muito simples de implementar mas poderão existir outras cujo grau de complexidade, recursos e tempo necessários obriguem a realização de um planemamento adequado.
  5. O registro dos resultados das ações executadas de forma a permitir uma correta avaliação das ações corretivas.
  6. A análise crítica das ações corretivas executadas
35 Visualizações 1 Total
35 Visualizações