Mercado de Valores Mobiliários

Conceito de Mercado de Valores Mobiliários: Um mercado de valores mobiliários (também designado por praça financeira) é um “espaço” ou…

Conceito de Mercado de Valores Mobiliários

Um mercado de valores mobiliários (também designado por praça financeira) é um “espaço” ou “organização” onde é efectuado o encontro entre a oferta e a procura de valores mobiliários ou de outros instrumentos financeiros.

No mercado de valores mobiliários podem ser distinguidos o mercado a contado e o mercado a prazo. Enquanto no mercado a contado as operações são liquidadas num prazo reduzido (até três dias úteis após a transacção), num mercado a prazo, a liquidação ocorre num prazo mais alargado e correspondente a uma data pré-fixada em cada contrato negociado.

No passado, os mercados de valores mobiliários funcionavam em grandes salas onde os corretores transmitiam com o auxílio de gestos e sinais, as ordens dadas pelos seus clientes. A entidade que geria o mercado registava as diversas ordens de compra e de venda (as chamadas ordens de bolsa), calculava a cotação de cada valor mobiliário e dava como realizadas as operações, promovendo a sua liquidação. Actualmente a negociação realiza-se através de sistemas electrónicos – os corretores actuam à distância, introduzindo as ordens dadas pelos seus clientes nos sistemas informáticos de negociação no mercado; quando se encontram duas ofertas de sentido inverso (uma de venda e outra de compra), o sistema realiza a operação de compra e venda e informa os corretores que as enviaram que as ofertas foram executadas.

1519 Visualizações 1 Total
1519 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo