Dívida Mezzanine

Dívida mezzanine denomina uma posição intermédia/híbrida de modalidade de investimento que se encontra entre o capital próprio e a dívida.

O que é a Dívida Mezzanine

Dívida Mezzanine corresponde a um tipo de dívida utilizada para financiamento de projetos de investimento de longo prazo (investimentos de project finance), que combina numa mesma transação, capital (ações e outras formas de participação no capital) e dívida e capital (ações e outras formas de participação). O objetivo deste tipo de financiamento é geralmente o de financiar estratégias de crescimento empresarial através de um instrumento de financiamento híbrido, parte do qual assegurado através de suprimentos, remunerados a uma determinada taxa de juro, convertível ou não em capital, e uma outra parte através da tomada de parte do capital da empresa pelo fundo de investimento ou instituição financeira. É, por isso, mais flexível do que a generalidade das formas de financiamento dado que a dívida pode ser convertida em capital próprio no caso de o montante acordado do empréstimo não for pago dentro do prazo ou nas condições acordadas. São várias as entidades que oferecem este tipo de instrumento de financiamento, entre os quais os próprios fundos de mezzanine, diversas companhias de seguro e hedge funds (fundos de cobertura de risco).

Pelas suas características, os instrumentos de Dívida Mezzanine estão vocacionados para financiar o crescimento de empresas de média dimensão com boa implantação nos mercados e que apresentem um histórico de rendibilidade adequada, sendo por isso considerado como growth capital (fase anterior a uma oferta pública inicial – IPO).

A Dívida Mezzanine pode incluir em simultâneo três tipos de valores mobiliários: dívida subordinada sénior, dívida subordinada convertível e ações preferenciais resgatáveis. A dívida subordinada sénior tem a maior prioridade de reembolso em caso de falência. A dívida subordinada conversível tem uma prioridade menor, mas pode ser convertida em ações preferenciais. As ações preferenciais resgatáveis tem a prioridade mais baixa das três e pode ser transferida de volta para a empresa mediante um pagamento em dinheiro.

775 Visualizações 6 Total

References:

Mota, António Gomes (2012). Finanças da Empresa – da teoria à prática. 5ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.

775 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo