Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Bear market

Apresentação do conceito / significado de Bear Market (ou Bearish); relação entre períodos de Bear Market e os ciclos económicos…

bear-market

Conceito de Bear Market

A expressão inglesa Bear Market (que em português significa ‘Mercado do Urso’), é utilizada para designar um mercado financeiro que apresente uma grande volatilidade associada a uma tendência de desvalorização das cotações da generalidade dos ativos nele transacionados. Da mesma forma, pode ser utilizada a expressão Bearish para designar essa mesma tendência. A utilização da palavra Bear (Urso) deve-se ao facto de este animal fazer a sua investida de cima para baixo; pelo contrário, é utilizada a palavra Bull (Touro) para designar a tendência de subida das cotações, dado que este animal faz o seu ataque de baixo para cima.

A duração de um período de Bear Market varia geralmente entre 1 e 3 anos, sendo este um período caracterizado por uma grande volatilidade no valor das cotações das ações e por sucessivos retornos negativos para os investidores. O pessimismo generalizado, o que provoca geralmente uma espiral descendente nos mercado financeiros, levando a que os investidores antecipem perdas levando a que a pressão vendedora aumente. Não é fácil determinar, de forma consistente, em que momento a tendência do mercado pode mudar e seguir uma tendência decrescente generalizada. Esta dificuldade é, sobretudo, devida aos efeitos psicológicos e da especulação que desempenham um papel significativo na alteração destas tendências.

Um Bear Market não deve ser confundido com uma correção nas cotações, que é uma tendência de curto prazo e que tem uma duração inferior a dois meses. Enquanto as correções oferecem uma boa oportunidade aos investidores para encontrarem um ponto de entrada em mercados de ações, um bear market raramente fornece essa oportunidade, porque é extremamente difícil prever o momento em que podem ocorrer recuperações. Ainda assim, é possível obter retornos positivos em períodos de Bearish, sobretudo pelos investidores que sejam vendedores curtos (short selling) e utilizem estratégias para fazer ganhos em mercados em queda.

Entre 1900 e 2017 registaram-se 32 situações de bear market, com uma média de ocorrência a cada 3,5 anos. A última situação foi despoletada com o início da crise financeira mundial em 2007/2008. De outubro de 2007 a março de 2009, o principal índice norte-americano, o índice Dow Jones perdeu 54% do seu valor antes da crise.

Bear market rally

Um Bear market rally é um período durante um bear market em que os preços das ações aumentam. A recuperação num bear market é geralmente um aumento de curta duração e é seguido por outro período de declínio do mercado levando a uma tendência acentuada para baixo.

Embora não existam definições oficiais para designar um bear market rally, por vezes é definida como um aumento global de mercado de 10 a 20% durante um bear market. Existem inúmeros exemplos de bear market rally na história moderna, incluindo a recuperação do Dow Jones ocorrida após o crash da bolsa de 1929.

295 Visualizações 3 Total

References:

Silva, Miguel (2013). Bolsa – Investir nos Mercados Financeiros. 1ª Ed. Lisboa: Bookout.

295 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo